XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN: SUPÉRFLUO OU NECESSÁRIO Autor: CAROLINA GALINDO COELHO DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS DELANO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17022
Catalogação: 02/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17022@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17022
Resumo:
Título: DESIGN: SUPÉRFLUO OU NECESSÁRIO Autor: CAROLINA GALINDO COELHO DE AZEVEDO
Nº do Conteudo: 17022
Catalogação: 02/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17022@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17022
Resumo:
Tendo em vista que a maioria das micro e pequenas empresas que abrem em nosso país são criadas sem um planejamento de identidade consistente, resolvi projetar um informativo, direcionado a estes empresários, o qual passasse noções gerais de marca e planejamento estratégico. Com um conteúdo bem simples e objetivo, pretendo passar a estes pequenos empresários o que o branding pode trazer de benefício para a sua empresa, assim como o real papel do design como diferencial competitivo no mercado.
A maior parte destes empresários seguem seus instintos para tocar seus negócios, e através deste informativo pretendo mostrar a diferença entre intuição e planejamento, que resultam na diferença entre um negócio e uma marca.
Faço isso explicando que cada ponto de contato com o público alvo tem sua grande importância para a percepção de uma marca, e são eles que formarão a imagem da empresa perante seu público. Apresento também exemplos nos quais se vê nitidamente a teoria em prática; e escrevo de forma bem informal e direta, para que haja uma familiarização do meu público leitor com o assunto abordado.
O objeto final resulta num informativo de 32 páginas, que foram diagramadas levando em consideração estes pequenos empresários. O título DESIGN- Supérfluo ou Necessário?! e sub-título Entenda o papel do design no seu negócio foram escolhidos de forma que atraíssem o público leitor que por mais que queiram sempre diferenciais para seu negócio, acabam deixando o design como um dos últimos da lista.
A intuição pode ser uma grande aliada, mas sem um planejamento estratégico, ela perde a força que tem.
A realização deste projeto com certeza me acrescentou muito aprendizado sobre o tema. Tema este que quero continuar estudando e pretendo aplicá-lo efetivamente em projetos na minha vida profissional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |