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Avançada


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Título: ESTÉTICA DO CANGAÇO
Autor: BIANCA NABUCO BONDER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA SAMPAIO LEITE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17016
Catalogação:  01/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17016@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17016

Resumo:
Primeiramente, venho a colocar minha motivação, não só em relação ao design, mas, sim, à uma perspectiva da vida em geral. Não acredito no distanciamento da coisa, objeto,com o homem e suas relações. As ações e o pensamento de uma determinada sociedade, ou determinado grupo estão intríssicamente ligados à sua manifestação estética, literára, musical,cinematográfica, nas artes plásticas, populares, etc. E o que vêm acontecendo de muito interessante, e que dentro do design está sendo demasiadamente valorizado, é que a cultura contemporânea começa a absorver a tradição e reprocessá-la, temos, então um movimento o qual as relações humanas e sua produções arcaicas estimulam o desenvolvimento do objetofinal. O Brasil, um país que possui uma riquíssima diversidade natural, misturas e manifestações dediferentes referências culturais, vem a se tornar o primeiro elemento de pano de fundo para o desenrolar deste projeto. Partindo da observação e interesse da valorização da arte popular e da produção brasileira, volto o meu olhar para um meio de expressão cultural, que se manifesta e ganha forma pela criação, pela estética. Neste ponto me deparo com o movimento que ocorreu no sertão nordestino e se revelou por meio da estética, o cangaço. Conscientes da importância da imagem, desenvolveram uma indumentaria própria, exagerada de objetos e simbolismos que passou representar o ícone do cangaceiro presente no imaginário coletivo. É no universo da moda contemporâneo, desenvolvendo um trabalho plástico e formal, que busco uma releitura e nova forma de expressão da estética do cangaço. Tendo em vista a forma que a moda tem atuado no meio social, ditando o que é belo o que é feio, sempre encaminhando o que deve ou não ser usado, acaba se criando um padrão, se massificando um importante veículo visual, e então, encaminhando as pessoas para uma mesma maneira de se vestir, o elemento do comunicação individual, no caso a vestimenta, acaba por ser banalizado como um aspecto do feminino, do frívolo e do efêmero. Em contraposição é a partir do aspecto da representação e linguagem existente na moda que torna possível a busca de se trazer a relação de elementos estéticos com crenças coletivas ou individuais, com a essência do homem. Busco, então, dentro do meio da moda a criação de peças que constituam, novamente, uma indentidade própria. utilizando a roupa como pano de fundo de uma linguagem visual, que venha a transmitir conceitos e valores.

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