INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM MODELO DE SUPORTE AO DESIGN BASEADO NO RATIONALE: RELACIONANDO ESPAÇO DE PROBLEMA AO ESPAÇO DE SOLUÇÃO NO DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSÉ EURICO DE VASCONCELOS FILHO

Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
JOÃO JOSÉ VASCO PEIXOTO FURTADO - Coorientador
Número do Conteúdo: 16991
Catalogação:  28/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16991@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16991@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16991

Resumo:
O design de sistemas interativos é um processo complexo, iterativo e colaborativo, que requer diferentes conhecimentos para sua realização, e composto por diferentes atividades que se inter-relacionam na composição de um produto final. As informações produzidas durante cada atividade são de extrema relevância para a continuidade do processo e para a compreensão, explicação e manutenção do produto produzido. Estas informações devem estar relacionadas e integradas em um discurso claro e coerente, permitindo sua rastreabilidade e contemplando a proveniência e o contexto em que foram produzidas. Observa-se, entretanto, que as propostas de captura e modelagem do processo de design em IHC provêem uma visão fragmentada e/ou incompleta deste processo. Por esta razão, propõe-se aqui um modelo epistêmico, baseado em Design Rationale (DR), adequado ao registro e modelagem do design de sistemas interativos. Com base na revisão e análise das principais visões e propostas do processo de design, seus requisitos, modelos, notações, linguagens de suporte foi proposto o modelo epistêmico Ideia. O modelo tem como principal objetivo registrar e comunicar as atividades de design de forma coesa, oferecendo subsídios para a reflexão da equipe de design sobre as atividades do processo de design, bem como informações de proveniência para a rastreabilidade das informações. Para isso, o modelo propõe a integração dos insumos e produtos (e.g., requisitos, modelos, artefatos) das atividades de design, oferecendo uma ponte entre as atividades de análise (espaço de problema) e de design conceitual (espaço de solução) por meio do DR. O modelo foi implementado no protótipo Deprost e adotado no design de parte de um sistema colaborativo, o sistema WikiMapps, possibilitando avaliar a proposta através de um estudo de caso sobre seu desempenho quanto ao que é proposto.

Descrição Arquivo
CAPA, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui