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Avançada


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Título: PUBLICIDADE ON-LINE: UM ESTUDO SOB O PONTO DE VISTA DO DESIGN GRÁFICO E DA ERGONOMIA
Autor: EDUARDO RANGEL BRANDAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16950
Catalogação:  23/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16950@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16950

Resumo:
Foi desenvolvido um experimento piloto sobre o comportamento de usuários em relação à propaganda veiculada na internet, com o objetivo de identificar possíveis falhas metodológicas que pudessem surgir ao longo de uma pesquisa, tornando possível sua correção em futuros experimentos. Após um levantamento de dados sobre os internautas brasileiros e os diferentes formatos de banner, este projeto foi dividido em 5 etapas, onde primeiramente houve a aplicação de um questionário piloto para um pequeno grupo de pessoas, a fim de observar se todas as perguntas seriam bem interpretadas, ou se havia a necessidade de alterar o questionário para o futuro. Em seguida, estes sujeitos realizaram tarefas (buscar uma determinada informação em uma home-page) em um protótipo desenvolvido para os testes. Este processo foi registrado em áudio e fotos, e ao final do experimento, cada pessoa foi entrevistada, com a intenção de se descobrir detalhes sobre a interação destes usuários com a publicidade on-line (o fato da pessoa identificar o banner na tela do computador e memorizar a mensagem contida no mesmo, ou simplesmente não visualizar os anúncios). A quinta e última etapa correspondeu à tabulação dos dados obtidos nas fases anteriores, ou seja, reunir todas as informações coletadas e analisá-las, para a formulação das conclusões finais do projeto. Uma série de falhas metodológicas foi identificada, tornando possível a correção do experimento para sua aplicação em futuras pesquisas. O aluno constatou que o banner horizontal foi melhor percebido na tela, devido a sua posição privilegiada na interface e utilização de um tamanho de fonte maior que a do outro protótipo, ou seja, o banner vertical. Mas este formato vertical do anúncio não deixou de ser percebido pelos usuários, embora com menos frequência. As animações foram os elementos que mais chamaram a atenção das pessoas, alertando-as para a existência de um anúncio na tela, mas em nenhum dos casos a mensagem publicitária foi memorizada pelos usuários.

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