$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: JUVENTUDE E MOVIMENTO HIP-HOP: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, LUTA POR DIREITOS E CIDADANIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA MONTEIRO DE CASTRO SOUZA

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Número do Conteúdo: 16846
Catalogação:  09/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16846@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16846@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16846

Resumo:
A dissertação em questão oferece uma reflexão acerca dos movimentos sociais culturais da atualidade, especificamente do Movimento Hip-Hop. Inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica onde privilegiei algumas categorias de análise pertinentes ao tema de estudo, como movimento social cultural e identidade. Em seguida mostrei um pouco da história da construção cultural das Américas e do surgimento das expressões culturais e artísticas na diáspora africana. Foram ressaltados significativos aspectos dos Griots africanos, da escravidão, do Blues, do Jazz, do Lindy Hop, do Soul, do Funk e do Hip-Hop. Em seguida foram entrevistados líderes militantes dos seguintes grupos de hip-hop da periferia do Rio de Janeiro: o Coletivo Hip-Hop LUTARMADA, o Grupo Breaking Consciente da Rocinha e o Rap de Saia. A pesquisa buscou conhecer o olhar que as lideranças destes coletivos têm com relação à arte como instrumento de transformação, à identidade, à luta por direitos e ao exercício da cidadania. Buscou-se também, demarcar a influência destas visões na vida dos integrantes das organizações. O objetivo do trabalho foi, a partir da análise do discurso destes atores, conhecer as representações sociais que estes têm sobre a cultura hip-hop carioca, enquanto expressão artística e cultural e ação política. Entre as questões mais presentes nos depoimentos estavam: o aspecto identitário incluindo raça, gênero e classe; a paixão pela cultura hip-hop; a associação do hip-hop com o conhecimento; e diferentes ideologias quanto a transformação social. O aspecto mais marcante do movimento cultural do hip-hop, diz respeito a pluralidade deste movimento cultural, que ressalta ideologias diversas, muitas vezes antagônicas, e que revelam desde visões revolucionárias à luta por mudança pessoal.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui