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Título: A RETÓRICA DA NEUTRALIDADE EM REPORTAGENS DO JORNALISMO DE NEGÓCIOS
Autor: DANIELLE ZUMA CAPELLANI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
SONIA BITTENCOURT SILVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 16830
Catalogação:  03/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16830

Resumo:
A presente tese propõe uma discussão sobre a postura neutralística (Heritage; Greatbatch, 1991) adotada nas reportagens de capa da Revista Exame, da editora Abril, publicadas no ano de 2005. As reportagens são analisadas a partir das estratégias argumentativas (Vieira, 2003; Schiffrin, 1987; Gryner, 2000) de expressão de pontos de vista e de sustentação, por meio das quais a revista se posiciona e posiciona as organizações e os empresários (Harré; Langenhove, 1991; 1999) no mundo dos negócios. A partir da análise destas estratégias, foram verificadas as principais storylines de sucesso defendidas pela publicação, como princípios para as empresas crescerem com lucro. Os resultados apontam para o uso de estratégias de sustentação de argumentos com base em fatos; exemplos de outras empresas; dados estatísticos obtidos através de pesquisas e de discurso reportado (Tannen, 1989) de estórias de vida de empresários e especialistas, o que confere ao discurso jornalístico aparência de representar objetivamente a realidade (Shi-Xu, 2000). No entanto, estas estratégias lingüístico-discursivas expressam pontos de vista e aproximam o gênero reportagem do press release, isto é, de um texto que informa e promove as organizações, seus gestores e servem como cartilhas que orientam o comportamento profissional no mundo capitalista (Gee et. al., 1996).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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