XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THEORY OF KNOWLEDGE IN PLATO: THE METHOD OF HYPOTHESIS IN THE DIALOGUES MENO (86E-87B), PHAEDO (101D-E) AND REPUBLIC (VI, 509D-511E) Autor: KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA FRECHEIRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURA IGLESIAS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16788
Catalogação: 25/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16788@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16788@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16788
Resumo:
Título: THEORY OF KNOWLEDGE IN PLATO: THE METHOD OF HYPOTHESIS IN THE DIALOGUES MENO (86E-87B), PHAEDO (101D-E) AND REPUBLIC (VI, 509D-511E) Autor: KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA FRECHEIRAS
Nº do Conteudo: 16788
Catalogação: 25/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16788@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16788@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16788
Resumo:
This thesis is an investigation of Plato s method of hypothesis. With this
purpose, the following passages of Plato s dialogues were analyzed, in which the
hypothetical method is supposed to sustain a scientific discourse, inspired by
mathematical methods: Meno (86e-87b), Phaedo (101d-e) and Republic (VI, 509d-
511e). In this study, we have used fragments of ancient authors on mathematics,
besides texts by contemporary scholars and commentators on the nature of the notion
of hypothesis as used by Plato, in order to exclude any anachronic philosophical
understanding of it. Among the three methodological passages, similarities and
dissimilarities were established, in order to verify to which degree this method is or is
not one and the same. In case it shows different procedures, what are they, really?
The geometrical vocabulary used by Plato, the mathematical disciplines and their
importance in the platonic educational program, the socratic elenchus and the
analytical method of the Greek geometers are also objects of investigation.