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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESEMPENHO E COMBUSTÃO DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO EM MOTOR MULTICOMBUSTÍVEL Autor: ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16728
Catalogação: 12/01/2011 Liberação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16728&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16728&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16728
Resumo:
Título: DESEMPENHO E COMBUSTÃO DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO EM MOTOR MULTICOMBUSTÍVEL Autor: ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16728
Catalogação: 12/01/2011 Liberação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16728&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16728&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16728
Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo comparativo do desempenho, em
banco de provas, de um motor multicombustível do ciclo Otto equipado com um
sistema de injeção eletrônica programável, funcionando com etanol hidratado e
etanol anidro. Para tanto, foram obtidos resultados de parâmetros de desempenho
com esses dois combustíveis, em diferentes condições de operação. A partir dos
resultados de pressão, adquiridos por um sensor instalado em um dos cilindros
do motor, foram calculados, entre outros, o calor liberado, a taxa de liberação de
calor, a fração de massa queimada e a duração da combustão. Os ensaios
ocorreram em três condições operacionais do motor multicombustível: potência
máxima, torque máximo e em uma condição representativa de velocidade de
cruzeiro do motor. Devido à possibilidade de se variar livremente alguns
parâmetros normalmente fixos em um motor com um sistema de injeção
eletrônica de combustível convencional foi possível otimizar o torque do motor
para cada combustível e nas condições operacionais escolhidas, no que se refere
ao avanço de ignição e à relação ar-combustível. Dessa forma, pôde-se simular
os efeitos da utilização do etanol anidro em motor calibrado para o etanol
hidratado. Os resultados mostram os efeitos da variação do conteúdo de água no
etanol, bem como a influência da relação ar-combustível e do avanço de ignição
sobre o desempenho e a combustão em motor multicombustível. São
apresentadas ainda correlações entre as variáveis de desempenho medidas e os
parâmetros de combustão calculados, bem como comparações com resultados de
desempenho obtidos em veículos multicombustível.