INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESCRITOS À MARGEM: A PRESENÇA DE ESCRITORES DE PERIFERIA NA CENA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO

Colaborador(es):  RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador
Número do Conteúdo: 16720
Catalogação:  10/01/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16720@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16720@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16720

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar as manifestações literárias produzidas pelos autores pertencentes à Literatura Marginal, buscando compreender as principais características textuais e políticas deste movimento. Nessa perspectiva, os produtos discursivos marginais serão vistos como manifestações contra-hegemônicas, resultantes de um esforço em produzir uma imagem própria sobre a vivência marginalizada, silenciando, assim, qualquer outro discurso produzido fora do espaço periférico. Para tanto, foi utilizado um arcabouço teórico que possibilita ler as formas de agenciamento político produzidas por este grupo. Além do exame do objeto literário, é realizada uma aproximação destas narrativas com o movimento Hip-Hop, mais precisamente com o RAP, colocando em relevo as muitas semelhanças quanto à estrutura textual das formas poéticas e as formas de veiculação de um discurso que almeja a conscientização dos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma experiência literária pouco comum, a presença de escritores marginais em nossa série literária também apresenta novos questionamentos sobre a função e o papel do intelectual. Se outrora era o intelectual quem desempenhava a função de portavoz destes grupos, agora são os próprios marginais que rompem com a passiva posição de objeto e passam a figurar como sujeitos. Ao lançar um olhar crítico sobre esta disputa discursiva é possível identificar as tensões que o movimento de autores periféricos inaugura.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, APRESENTAÇÃO, SUMÁRIO, LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui