$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIELA PASINATO ALVES LEAL

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador
Número do Conteúdo: 16675
Catalogação:  03/01/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16675

Resumo:
A literatura sobre comunidades virtuais as considera como um grupo de referência. Este estudo exploratório buscou investigar as relações entre os membros dessas comunidades e as influências que os grupos exercem sobre decisões de compra de seus participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas: inicialmente os comentários dos membros da comunidade escolhida como objeto de estudo foram analisados, para identificar categorias mais suscetíveis a influências. A seguir, 21 participantes foram entrevistados, a partir de roteiro elaborado com base nas categorias identificadas. A análise mensagens postadas no grupo e das entrevistas apresentou evidências da existência de um código básico de comportamento, sugerindo que para alguns membros a comunidade age como grupo de referência normativo, caracterizado por forte identificação entre os participantes. Os líderes do grupo parecem ser os mais participativos nos debates, ou os que já tiveram experiências com a gama de produtos e serviços relacionados ao tema do grupo, ou os que são percebidos como pessoas de bom gosto. Ficaram evidente também as modificações em escolhas e comportamentos como resultado das interações entre os participantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui