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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: WALTER BENJAMIN: A VERDADE EM IMAGENS Autor: ANA LUIZA VARELLA FRANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16662
Catalogação: 28/12/2010 Liberação: 28/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16662
Resumo:
Título: WALTER BENJAMIN: A VERDADE EM IMAGENS Autor: ANA LUIZA VARELLA FRANCO
Nº do Conteudo: 16662
Catalogação: 28/12/2010 Liberação: 28/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16662@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16662
Resumo:
Meu trabalho, Walter Benjamin. A verdade em imagens, procura mostrar
a especificidade da filosofia de Walter Benjamin. Essa filosofia dirige-se à
plenitude da experiência humana, guiada por sua convicção de que a dimensão
expressiva da linguagem é o campo histórico, no qual a verdade pode ser
construída em imagens. Benjamin valoriza a natureza simbólica da linguagem
percorrendo o caminho que se desvia tanto das teorias clássicas como das teorias
linguísticas que marcaram o início século XX. O filósofo articula experiência e
linguagem e enfrenta a questão de a linguagem ser, ao mesmo tempo,
comunicação e expressão, imergindo em uma reflexão sobre a força da imagem e
sua temporalidade: sua possibilidade de eterna atualização na história como um
nome que acabou de nascer, como o radicalmente novo. Na palavra, o mundo é
percebido, da palavra saltam as imagens obscuras que constroem a escrita da
memória humana. As raízes de seu pensamento se encontram na mística judaica,
na filosofia kantiana, no romantismo alemão e no encontro com as obras de sua
contemporaneidade. Escavando os vários extratos de significação desse terreno
com o rigor de sua crítica, Benjamin apresenta um novo modo de conceber o
conhecimento e um novo conceito de história e de tempo. A partir de um
paradigma epistemológico, estético-teológico-político, o filósofo une o espiritual e
o histórico, recusa as ideias de continuidade, de causalidade e de progresso, que
selam os preceitos do século XIX, e propõe que a filosofia seja um exercício de
apresentação da verdade. O conhecimento só pode ser pensado como
experiência da verdade que aparece num instante, em toda sua beleza e mistério.
Trata-se de um processo de leitura e escrita, a partir do presente do
filósofo/historiador que promove a redenção do passado, do presente e do futuro,
pela ruptura. A categoria estética da alegoria vai atender à quintessência das suas
interrogações: buscar na relação linguística entre tempo e imagem a objetividade
capaz de responder ao caráter destrutivo da crítica filosófica. A forma alegórica
expressa a fragmentação do pensamento, da linguagem e do tempo, a
incompletude da história e da verdade. A forma alegórica atende à exigência de,
no agora de uma cognoscibilidade, apresentar a verdade em imagens.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, ABSTRACT, SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |