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Título: O BRASIL NA MODA: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO E PROMOÇÃO DA BRASILIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GLAUCIA CURTINAZ CENTENO DE REZENDE

Colaborador(es):  EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
Número do Conteúdo: 16602
Catalogação:  30/11/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16602

Resumo:
A relação cultura e consumo se destaca entre as representações sociais que integram a cena contemporânea. Grande parte das negociações engendradas no campo das identidades passa pelo envolvimento do sujeito com os bens que constituem o mundo material e seus significados. Por meio da mídia e da moda, esta relação se fortalece. No Brasil, assim como em outros países, a globalização trouxe uma supervalorização das raízes, da cultura local e uma apropriação do sentimento de brasilidade. A diversidade cultural do País está presente em produtos de vários segmentos, atraindo consumidores tanto no mercado interno como no externo. Partindo da experiência acadêmica de mais de uma década na discussão de temáticas relacionadas à moda e à cultura brasileira, da consulta de sites, publicações e profissionais das mais diversas áreas, propomos uma reflexão acerca desse fenômeno que vem elevando o Brasil a (grande vitrine) ou, ainda, a (laboratório do mundo). Nas bases desse debate, a promoção da imagem do País pode estar atrelada às novas regras do mercado; ao reconhecimento de nossas raízes por meio de novas ferramentas, como o design; e ao surgimento de novas práticas de consumo, mais autorais e menos comprometidas com os padrões vigentes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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