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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O BRASIL NA MODA: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO E PROMOÇÃO DA BRASILIDADE Autor: GLAUCIA CURTINAZ CENTENO DE REZENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16602
Catalogação: 30/11/2010 Liberação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16602
Resumo:
Título: O BRASIL NA MODA: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO E PROMOÇÃO DA BRASILIDADE Autor: GLAUCIA CURTINAZ CENTENO DE REZENDE
Nº do Conteudo: 16602
Catalogação: 30/11/2010 Liberação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16602
Resumo:
A relação cultura e consumo se destaca entre as representações sociais que
integram a cena contemporânea. Grande parte das negociações engendradas no
campo das identidades passa pelo envolvimento do sujeito com os bens que
constituem o mundo material e seus significados. Por meio da mídia e da moda,
esta relação se fortalece. No Brasil, assim como em outros países, a globalização
trouxe uma supervalorização das raízes, da cultura local e uma apropriação do
sentimento de brasilidade. A diversidade cultural do País está presente em
produtos de vários segmentos, atraindo consumidores tanto no mercado interno
como no externo. Partindo da experiência acadêmica de mais de uma década na
discussão de temáticas relacionadas à moda e à cultura brasileira, da consulta de
sites, publicações e profissionais das mais diversas áreas, propomos uma reflexão
acerca desse fenômeno que vem elevando o Brasil a (grande vitrine) ou, ainda, a
(laboratório do mundo). Nas bases desse debate, a promoção da imagem do País
pode estar atrelada às novas regras do mercado; ao reconhecimento de nossas
raízes por meio de novas ferramentas, como o design; e ao surgimento de novas
práticas de consumo, mais autorais e menos comprometidas com os padrões
vigentes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |