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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER Autor: JULIA MACHADO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16600
Catalogação: 30/11/2010 Liberação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16600
Resumo:
Título: DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER Autor: JULIA MACHADO DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 16600
Catalogação: 30/11/2010 Liberação: 30/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16600
Resumo:
A indústria cinematográfica tem na acentuada tipificação da linguagem uma
estratégia para a produção e comercialização dos filmes, o que promove numa
proliferação de clichês, determinando os lugares das imagens e de suas leituras.
Parte de uma cultura de massa presente em escala global, essas representações
valem-se das convenções e do ilusionismo dos efeitos técnicos para seduzir o
olhar do espectador e manter afastados os aspectos obscuros e misteriosos da
existência. Analisamos neste trabalho como o cineasta contemporâneo Lars von
Trier realiza uma leitura crítica dos clichês da cultura contemporânea em sua
própria cinematografia. No filme Dançando no Escuro (Dancer in the Dark,
2000), von Trier recorre à tradição da tragédia, do melodrama e do musical não
apenas como mero efeito estilístico, mas como estratégia para realizar um jogo
reflexivo. Promovendo, a cada filme, o movimento duplo de continuidade e
ruptura com as convenções, observamos como o cineasta herda a tradição do
cinema moderno e apresenta em seu estilo cinematográfico profundas afinidades
com o também dinamarquês Carl Th. Dreyer, em sua busca por criar vida na tela.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |