$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONVERGÊNCIA DIGITAL E O FUTURO DO LIVRO
Autor: ELISANGELA APARECIDA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16590
Catalogação:  29/11/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16590@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16590@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16590

Resumo:
A convergência entre as novas tecnologias e a literatura se escreve no processo de evolução do conhecimento humano ao longo da história. O livro é o meio mais antigo para armazenar, recuperar e transmitir conhecimentos, a edição tradicional se baseia em uma cadeia que une: autores, editores, distribuidores, livreiros, bibliotecarios e leitores. Essa encadeação quase ancestral está sofrendo uma modificação radical com os novos meios de produção e geração de conteúdo digital. Suas ferramentas geram novas formas de criar, difundir e consumir conteúdos, simultanea e conjuntamente, estimulando um novo tipo de edição, a edição 2.0. Um estudo sobre o futuro do livro aponta necessariamente para um estudo da virtualidade e suas implicações, de modo que o livro possa ser repensado diante do processo de transformação, tecnologico e cultural gerado pelos fenômenos (redes sociais, blogs, wikis etc) dessa convergência. O objetivo dessa pesquisa não é estudar a literatura segundo os estudos midiáticos, mas nos apropriarmos dos termos e conceitos que constroem esse objeto e propor uma análise das interfaces entre os meios, avaliando em medida se dá essa remediação - tal como propôs Marshall MacLuhan e o fez Friedrich Kittler -, aportando um marco mais amplo para resolver as relações entre a arte, a estética e a tecnologia, buscando neste quadro teórico algumas contribuições para essas questões.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui