INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LETRAMENTO FUNCIONAL FRENTE À ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME FRANCA DOS SANTOS PAIVA

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação:  09/11/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16516

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de entendimento dos consumidores aplicado à rotulagem nutricional de alimentos industrializados. Ele suporta a idéia de que cada consumidor funciona de maneira distinta frente ao contexto de análise dos rótulos nutricionais. Através de uma pesquisa empírica que utiliza a metodologia de um sistema de avaliação de letramento funcional, traça-se o perfil dos consumidores e mensura-se a pontuação dos entrevistados frente ao conhecimento de aspectos da rotulagem nutricional aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os resultados mostram evidências de que existem consumidores desconhecedores de elementos nutricionais básicos, outros incapazes de desenvolver tarefas simples de análise de rótulos. Níveis diferentes de entendimento frente as variáveis sexo, renda, escolaridade, idade, leitura de rótulos, exercícios, prática de refeições fora de casa e compra de alimentos para a família revelam realidades heterogêneas de escolhas alimentares, trazendo subsídios importantes para a área de comportamento do consumidor e de políticas públicas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui