INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: HUMANO, COSMOS E DEUS: ALTERIDADE ONTOLÓGICO-RELACIONAL. O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO CONCEITO REINO DE DEUS. SUA PERMANÊNCIA NA TEOLOGIA DE LEONARDO BOFF
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DELAMBRE RAMOS DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
BERND JOCHEN HILBERATH - Coorientador
Número do Conteúdo: 16468
Catalogação:  14/10/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16468@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16468@2
Referência [de]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16468@5
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16468

Resumo:
Esta tese doutoral ocupa-se com o fundamento do pensamento teológico e acadêmico de Leonardo Boff. Ela mostra como sua teologia, nesta fase – 1973 a 1977 –, depende de sua experiência em duas complexas e diferentes realidades: europeia e latino-americana. Através de nossa obra fundamental de pesquisa – Jesus Cristo, Libertador, 1972 –, constrói-se o princípio fundamental do Reino de Deus. Assim, descobri-se uma alteridade ontológico-relacional oriunda da totalidade e da interdependência da vida de Jesus. Por esta razão, a Abertura-Dignidade-Alteridade torna-se a resposta para a pergunta sobre o sentido pleno e último presente no ambiente social e religioso vivido por Jesus. Embora o contexto atual seja diferente, a crise do humano, na qual se observa a mudança de paradigma e o aquecimento global, apresenta semelhante pergunta sobre o sentido de Totalidade da existência como unidade na diversidade das diferenças. Portanto, esta pesquisa considera o aquecimento global como um sinal de limite da crise no ecossistema e no humano que, concomitantemente, relativiza o desenvolvimento sustentável e outro e banaliza a vida. Por esse motivo, o aquecimento global transforma-se não apenas em o clamor da biodiversidade e do próprio ser humano contra o desenvolvimento insustentável, como também a chance para a humanidade redescobrir seu caminho de Dignidade- Alteridade: tanto para o ser humano como também para toda a criação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui