INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O DESIGN DOS OBJETOS ARTESANAIS PRODUZIDOS NO COTIDIANO DE MULHERES IDOSAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANA DE SOUZA GUIMARAES

Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - Orientador
DORIS CLARA KOSMINSKY - Coorientador
Número do Conteúdo: 16441
Catalogação:  07/10/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16441@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16441@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16441

Resumo:
Este estudo tem como tema o design de objetos artesanais produzidos por mulheres idosas, com linhas e agulhas. O objetivo é sinalizar os pontos de divergência e convergência entre os campos do design e do artesanato popular, identificando relações híbridas, e compreendendo as fronteiras existentes entre os campos e conhecendo modos distintos de produção de artefatos da cultura material brasileira. Buscamos ainda promover uma reflexão sobre a importância das técnicas aliadas ao ato de costurar, tecer e bordar na história da humanidade, suas origens e eventuais consequências. Técnicas como crochê, tricô, bordado, etc., ligadas essencialmente ao universo feminino, mesmo nos dias atuais, frente à industrialização, não desapareceram. Continuam a existir, em produtos e projetos de design, moda e arte. Por meio de uma pesquisa participativa intitulada Projeto Retalhos de Memória, realizada com aproximadamente 150 mulheres idosas, comprovamos que estas técnicas estão presentes no imaginário e lembranças pessoais das mulheres idosas, pelo fato de terem sido inculcadas e apreendidas na esfera doméstica e institucional pelo habitus e estilo de vida na formação de moças de determinada geração, hoje idosa. A falta de diálogo das gerações mais jovens com as pessoas idosas e a conseqüente exclusão destas da sociedade faz com que muita sabedoria seja perdida na cultura material e imaterial.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui