XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PAST PRESENT - READING PEDRO NAVA IN THE 21ST CENTURY Autor: CATIANE DE ARAUJO PIMENTEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARILIA ROTHIER CARDOSO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16431
Catalogação: 05/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431
Resumo:
Título: PAST PRESENT - READING PEDRO NAVA IN THE 21ST CENTURY Autor: CATIANE DE ARAUJO PIMENTEL
Nº do Conteudo: 16431
Catalogação: 05/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431
Resumo:
This paper proposes a reading perspective, in a contemporary view, of the
memories of Pedro Nava, from the theoretical-critical proposals as developed by
Paul Zumthor, Susan Sontag and especially Hans Ulrich Gumbrecht. The concept
of presence production, as created by this scholar, served as the bottom line for
the analysis of the navian writing construction, which focused, in particular, on
the 2nd volume of the memories, Balão Cativo, where, being the passage from
childhood to adolescence, the formation of the author of the memories as an
obstinate reader is emphasized. The focus of the text has been given under the
reading point of view of youngsters and adolescents of today, pointing out their
characteristic habits. This reader’s profile has been confronted with the
peculiarities identifying the author of the dissertation as a reader who is also
young. The multiple voices that interpenetrate her way of reading were
responsible for the choice of the research object. Due to its potentiality to
produce presence, Nava’s writing stimulates the abandonment of the passive
reading, for he enables a perceptive-intellectual participation in the narrative,
allowing the reading experiences to become closer, in a peculiar way to the
author, to the interactive practices of the contemporaries. Under this view, the
critical study of the materializing strategies used in Nava’s text construction
constituted the core of the paper.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
REFERENCES |