$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UTILIZAÇÃO DE MODELOS LINEARES MISTOS EM DADOS PROVENIENTES DE EXPERIMENTOS COM RESTRIÇÃO NA ALEATORIZAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELA COHEN MARTELOTTE

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 16422
Catalogação:  04/10/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16422@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16422@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16422

Resumo:
Esta dissertação trata da aplicação de modelos lineares mistos em dados provenientes de experimentos com restrição na aleatorização. O experimento utilizado neste trabalho teve como finalidade verificar quais eram os fatores de controle do processo de laminação a frio que mais afetavam a espessura do material utilizado na fabricação das latas para bebidas carbonatadas. A partir do experimento, foram obtidos dados para modelar a média e a variância da espessura do material. O objetivo da modelagem era identificar quais fatores faziam com que a espessura média atingisse o valor desejado (0,248 mm). Além disso, era necessário identificar qual a combinação dos níveis desses fatores que produzia a variância mínima na espessura do material. Houve replicações neste experimento, mas estas não foram executadas de forma aleatória, e, além disso, os níveis dos fatores utilizados não foram reinicializados, nas rodadas do experimento. Devido a estas restrições, foram utilizados modelos mistos para o ajuste da média, e da variância, da espessura, uma vez que com tais modelos é possível trabalhar na presença de dados auto-correlacionados e heterocedásticos. Os modelos mostraram uma boa adequação aos dados, indicando que para situações onde existe restrição na aleatorização, a utilização de modelos mistos se mostra apropriada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui