INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CORRESPONDÊNCIAS POÉTICAS: VIDA CULTURAL E CRIAÇÃO POÉTICA NAS CARTAS DE MÁRIO DE ANDRADE, MANUEL BANDEIRA E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SIMONE GARRIDO ESTEVES CABRAL

Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Número do Conteúdo: 16294
Catalogação:  20/09/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16294@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16294@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16294

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo abordar questões relativas à construção poética, à função da poesia, ao papel do poeta e à vida cultural expressas nas correspondências pessoais de autores cujas obras e vida refletem uma busca estética e são representativas do modernismo brasileiro. Pretende-se, portanto, abordar questionamentos do próprio poeta em relação à criação literária, ao seu projeto poético e de seu interlocutor, por meio das correspondências. Os atores principais dessa pesquisa são os poetas Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade que, em suas correspondências e em suas obras, demonstraram perseguir um projeto estético e estarem dispostos a discutir suas trajetórias poéticas e culturais, impondo às correspondências, por muitas vezes, uma dimensão crítica e auto-reflexiva, mas, também, revelando fatos da vida cultural brasileira e seus personagens. Ou seja, propomos olhar um conjunto epistolar como possível revelador de acontecimentos, experiências históricas e, com certeza, individuais, entendendo que as cartas deixam, ainda, entrever sentimentos, reações e complexidades do ser que, somados às obras literárias, deverão permitir contrapontos, interações, permanências e ratificações da própria obra artística.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui