$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE DERRIDA E A UNIVERSIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRE DE BARROS BORGES

Colaborador(es):  PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - Orientador
Número do Conteúdo: 16293
Catalogação:  20/09/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16293@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16293@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16293

Resumo:
A hipótese interpretativa que utilizamos nesta tese de doutorado é a de que a compreensão que Derrida tem da ideia de (contra) é fundamental para compreendermos seu pensamento sobre a Universidade e sua relação com a filosofia. A análise caminha na direção de que o pensamento derridiano sobre a questão universitária é um desdobramento da (ética da aporia), que, para nós, é marcante em seu desenvolvimento intelectual. No primeiro capítulo, tratamos sobre a relação entre as ideias (contra-instituição) e (desconstrução). No segundo capítulo, focamos a relação entre desconstrução e ensino. No terceiro capítulo, mostramos como Derrida desenvolve certa fidelidade à ideia de Universidade, fidelidade distante da significação comum, pois essa fidelidade opera com a lógica do (com-contra). E no quarto capítulo, mostramos a Universidade contemporânea a partir de uma ótica desconstrucionista. A pesquisa se baseou nos escritos de Derrida sobre a Universidade, a disciplina Filosofia e a Faculdade de Filosofia, reunidos no famoso livro Du Droit a La Philosophie. Como o próprio filósofo pontua – em alguns textos que veremos ao longo desta tese de doutorado – , o (contra), a (oposição), insinua um movimento (com-contra), um torneamento (acerca de) e (longe de), uma medida de distância e de proximidade. Ao retirar os termos (contra) ou (oposição) de sua significação comum, compreendemos um movimento contrainstitucional, mais especificamente contra as Universidades. Chamaremos a instituição imaginada por Derrida de (contrainstituição). Tal aspecto contrainstitucional pode também ser visto como componente da (ética da aporia), de que tratamos na conclusão do trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui