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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA Autor: MATEUS GERALDO XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CLARA BINGEMER (MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16262
Catalogação: 10/09/2010 Liberação: 04/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16262
Resumo:
Título: A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA Autor: MATEUS GERALDO XAVIER
Nº do Conteudo: 16262
Catalogação: 10/09/2010 Liberação: 04/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16262
Resumo:
Em geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos.