INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANÁLISE E PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UM SISTEMA LOGÍSTICO DE RECOLHA E BENEFICIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA ÁREAS DE FAVELA EM SINTONIA COM OS PRECEITOS DO GRSCM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO DUARTE AZEVEDO

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Catalogação:  30/08/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16185@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16185@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16185

Resumo:
O gerenciamento de resíduos sólidos tornou-se um tema de preocupação para administradores públicos de todo o mundo. O aumento no nível de consumo, somado ao uso indiscriminado de materiais descartáveis, despertou na opinião pública movimentos que cobram das empresas uma nova postura referente à preservação dos recursos naturais. O Green Supply Chain Management - GrSCM, surge como uma nova forma de gerenciamento da cadeia de suprimentos que leva em conta todo o ciclo de vida do produto, desde a extração de suas matérias-primas, até sua disposição final. Uma vez que a aplicação deste conceito ainda é incipiente, o presente trabalho inicialmente apresenta uma abordagem das principais definições descritas na literatura para os termos ligados ao GrSCM. Em seguida, a partir de um diagnóstico que referencia a situação dos resíduos sólidos na comunidade da Rocinha, uma favela no Município do Rio de Janeiro, propõe diretrizes gerais para um sistema logístico de recolha e beneficiamento destes resíduos (com destaque aos recicláveis) para áreas de favela em geral, buscando medidas práticas de aplicação do conceito de GrSCM em locais de ocupação irregular e pobreza acentuada. As diretrizes foram traçadas sob três perspectivas: a dos empresários geradores dos produtos; a dos moradores e organizações locais e a dos órgãos públicos e instituições responsáveis pela coleta e limpeza da região. Como conclusão, defende-se que para o bom funcionamento de um sistema de gerenciamento de resíduos a partir da aplicação do GrSCM em realidades tão complexas, governo e empresas privadas devem ser parceiros e atuar de forma coordenada. Cabe ainda aos moradores e organizações locais, o dever de cobrar, adotar, fiscalizar e promover ações que visem o bem estar do local onde vivem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui