$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: VIOLÊNCIA URBANA E VULNERABILIDADES: O DISCURSO DOS JOVENS E AS NOTÍCIAS DE JORNAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA SALOMAO CORREA

Colaborador(es):  SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 16109
Catalogação:  10/08/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16109@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16109@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16109

Resumo:
Esta dissertação expressa uma preocupação em relação à maneira como a juventude contemporânea vêm lidando com o estado de violência urbana e vulnerabilidades ao qual estão submetidos. Estudos, pesquisas e relatórios desenvolvidos na última década pela UNESCO apontam os jovens como a parcela da população mais vulnerável a problemas como violência, desemprego, dificuldade acesso à educação de qualidade e carências de bens culturais, lazer e esporte. Quando focados na realidade da América Latina os dados mostram que os jovens entre 15 e 24 anos constituem a parcela da população mais expostas a violências externas, tais como homicídios e acidentes de trânsito. No Brasil, do total de homicídios ocorridos no país aproximadamente 56% são a jovens, dito de outro modo, mais da metade das vítimas tem idade entre 15 e 29 anos. A pesquisa partiu da coleta e reunião de notícias de jornais referentes a situações de óbitos e vulnerabilidades envolvendo os jovens para perceber de que maneira os dados estatísticos se presentificam no cotidiano noticiado. As reportagens além de demonstrarem a realidade no campo social serviram de ponto de partida para um amplo debate com jovens de diferentes segmentos sociais acerca da condição da juventude na contemporaneidade. Esses encontros foram nomeados rodas de conversa.Através das falas dos jovens nas rodas de conversa este trabalho intentou exemplificar o modo pelo qual os jovens vivenciam a violência e experimentam essa realidade permeada por riscos e vulnerabilidades. Em síntese, o objetivo desta pesquisa foi incentivar a reflexão sobre o modo como a violência urbana e a vulnerabilidade afetam a experiência subjetiva da juventude no contemporâneo, oferecendo subsídios para os profissionais, que desenvolvem trabalhos voltados para este público, criarem alternativas intervencionistas de caráter preventivo. Ainda, a intenção desta pesquisa foi a de incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude, um campo de atuação permeado por controvérsias que demandam urgências dos profissionais desta área.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui