INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTRE TERRITÓRIOS DO CÁRCERE, DE CONTENÇÃO E LUGARES DE VIDA: UMA MICROGEOGRAFIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TIAGO SANTOS DE VASCONCELOS

Colaborador(es):  JOAO RUA - Orientador
Número do Conteúdo: 16067
Catalogação:  02/08/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16067@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16067@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16067

Resumo:
Pensar o espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro remete, num primeiro momento, a pensamentos de violência e medo. Destarte essa cidade vem assistindo a um forte e intenso processo de fragmentação de seu tecido sociopolítico-espacial. Compondo esse violento cenário emergem as facções criminosas de compra e venda de entorpecentes, que dominam grande parte das favelas cariocas, as forças do estado, via de regra apenas o braço policial, e a população comum que assiste abismada e amedrontada, a intensos conflitos armados, mormente a população localizada em favelas. O poderio sociopolítico-econômico alcançado pelas facções criminosas na metrópole do Rio de Janeiro é bastante influente, a ponto de se tornar legitimado nas unidades de internação de jovens infratores e nas unidades prisionais de adultos. Dessa forma esses locais de clausura em associação com as favelas se configuram em territórios de intensa disputa política e bélica, assumindo papel crucial no desenrolar da dinâmica cotidiana da cidade. Essa correlação é percebida e analisada através de um estudo transescalar, que permite enxergar o espaço não só em sua feição territorial - de contenção, de cárcere - mas também sob a forma de lugar, lugar de vida e lugar de clausura, simultaneamente. Portanto assiste-se à formação e a consequente interligação transescalar de diferentes territórios do cárcere em locais fechados, como as unidades de internação para jovens infratores, e em locais de residência, como as favelas e os condomínios exclusivos. Esta constatação tem importância vital para o desenvolvimento da rotina narcotraficante, influenciando diretamente a vida da população carioca.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui