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Título: AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor: PEDRO DE LEAO CAIUBY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16027
Catalogação:  28/07/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16027@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16027@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16027

Resumo:
Mudanças comportamentais sempre estarão evidentes nas sociedades. Não seria diferente com o ensino. Com o objetivo de avaliar as inovações tecnológicas que estão transformando as formas de ensino e aprendizagem atualmente, impulsionadas principalmente pelo advento da internet, o presente estudo investigou como ocorre a aceitação, por parte dos professores (considerados até o fenômeno da globalização como exclusivos detentores e disseminadores do conhecimento), de tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizado. Para se chegar às conclusões quanto às percepções e aceitações desses professores, foi realizado um estudo preliminar a fim de se identificar o melhor modelo que pudesse avaliar e consolidar as informações coletadas. O modelo/método escolhido foi o da Teoria da Difusão de Inovações de Rogers (2003). Os dados da pesquisa foram coletados por meio de uma survey realizada com os professores do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio); entre os anos de 2008 e 2009. Os respondentes foram expostos a dois questionários, passados juntos, um deles relativo às suas percepções quanto ao Moodle (visto como uma ferramenta complementar de ensino online) e o outro referente às informações dos participantes, preservando suas identidades pessoais. Os resultados da survey foram analisados de forma descritiva e as informações redundantes foram descartadas. Ponderando as limitações em decorrência do tamanho da amostra, foram gerados resultados relevantes, fornecendo dados importantes para os diferentes públicos de interesse. Os resultados nos mostram as variáveis - dentro do modelo da Teoria da Difusão de Inovações (Rogers, 2003) - que exercem maior influência na decisão de uso da tecnologia Moodle como ferramenta de ensino por parte dos professores do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio).

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