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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SIMULAÇÃO DE GRÃOS EM GPU Autor: LEONARDO SEPERUELO DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
WALDEMAR CELES FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16008
Catalogação: 28/07/2010 Liberação: 28/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16008@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16008@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16008
Resumo:
Título: SIMULAÇÃO DE GRÃOS EM GPU Autor: LEONARDO SEPERUELO DUARTE
Nº do Conteudo: 16008
Catalogação: 28/07/2010 Liberação: 28/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16008@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16008@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16008
Resumo:
A proposta deste trabalho é viabilizar e acelerar a simulação de um sistema
de grãos implementado inteiramente na GPU, utilizando o Método dos Elementos
Discretos (MED). O objetivo de implementar todo o sistema na GPU é evitar o
custo de transferência de informações entre a placa gráfica e a CPU. O sistema
proposto simula partículas de diferentes diâmetros, com tratamento de colisão entre
partículas e entre partículas e o ambiente. Com o Método dos Elementos Discretos
são consideradas forças normais e forças tangenciais aplicadas sobre as partículas.
Algoritmos paralelos foram desenvolvidos para construção e armazenamento do
histórico de forças tangenciais existente em cada contato entre partículas. São
comparadas duas propostas de construção de grade regular de células para realizar a
detecção de contato. A primeira proposta é muito eficiente para partículas com raio
fixo, enquanto que a segunda se mostra com maior escalabilidade para modelos
com variação de raio. O sistema é composto por diversos algoritmos executados
em threads, responsáveis por cada etapa da simulação. Os resultados da simulação
foram validados com o programa comercial PFC3D. O sistema de partículas em
GPU consegue ser até 10 vezes mais rápido do que o programa comercial.