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Coleção Digital
Título: O UNIVERSO SIMBÓLICO DO DESIGN GRÁFICO VERNACULAR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FERNANDA DE ABREU CARDOSO
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 15975
Catalogação: 27/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15975@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15975@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15975
Resumo:
Título: O UNIVERSO SIMBÓLICO DO DESIGN GRÁFICO VERNACULAR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FERNANDA DE ABREU CARDOSO
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 15975
Catalogação: 27/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15975@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15975@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15975
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre o universo
simbólico do design gráfico vernacular, compreendido como o campo de
produção de bens simbólicos relacionado à produção de material gráfico por
indivíduos pertencentes a espaços sociais economicamente desfavorecidos. O
trabalho tem como enfoque o modo como as estruturas sociais operam a criação
da dimensão imaginária ou do universo simbólico, que vem a ser o chão das
representações sociais. A pesquisa parte do princípio de que realidades sociais
distintas refletem-se na produção, no consumo e na legitimação de bens, sejam
eles materiais ou simbólicos, bem como no julgamento de valor desses bens e
dessas práticas. Consideramos, portanto, que as hierarquias e classificações
inscritas em objetos, produtos culturais, instituições, linguagens, assim como os
julgamentos e veredictos impostos pelas instituições designadas para esses
propósitos, expressam as diferentes condições sociais de existência. Assim, o
valor estético de uma peça de design gráfico não seria determinado por qualidades
objetivas ou formais do próprio objeto. Do mesmo modo, esse valor não seria
determinado por critérios de natureza subjetiva, tal como definiu Kant.
Consideramos, então, que o valor estético de uma peça gráfica pode ser
encontrado com base na estrutura social que permeia sua criação, seu uso e sua
avaliação, ou seja, a partir do uso social que se faz dela, e não pelo objeto em si. A
análise da forma de produção de pensamento dos grupos sociais apresentada, ou
seja, o modo como eles operam a construção de seus simbolismos, parte do
princípio de que a norma culta concentra-se na forma, em uma dimensão mais
abstrata, ao passo que as classes populares possuem a tendência a enfatizar uma
configuração mais concreta. A partir da observação e análise de um conjunto de
letreiros pintados à mão, filipetas e embalagens impressas populares, foi verificado
como a opção pela objetividade reflete-se nas construções formais do design gráfico
vernacular, constituindo uma das características mais marcantes de sua linguagem
visual. Observou-se, então, a existência de um padrão na construção das
representações visuais deste grupo, reflexo simbólico das similaridades das
condições de existência de seus integrantes, e se analisou o que padroniza ou cria
um estilo para esta linguagem. Considerando que existem relações de
circularidade constantes entre os campos de produção do design gráfico
vernacular e oficial, foram analisadas quais seriam as principais formas de
interação entre eles e como estas ocorrem. A partir da existência de diferentes
processos de hibridação entre esses grupos, examinamos em que medida esses
campos podem se mesclar originando outros grupos e produções que combinam
aspectos de ambos os grupos originais. Além disso, foi realizada uma análise do
uso da linguagem popular fora de seu contexto original e do modo como seus
elementos visuais podem ser reinterpretados e ressignificados pelo campo oficial.
Analisamos, também, como o popular, apesar de não corresponder aos valores
da cultura hegemônica, frequentemente assume o valor simbólico de
representação de identidade nacional e verificamos as possibilidades de
legitimação desta produção.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |