$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O TRABALHO DE SOCIALIZAÇÃO DE MENINOS DE RUA EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE A REPÚBLICA DO PEQUENO VENDEDOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WALDIR FERREIRA DE ABREU

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE - Coorientador
Número do Conteúdo: 15941
Catalogação:  21/07/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15941@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15941@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15941

Resumo:
A presente tese é um estudo descritivo sobre o Trabalho de Socialização de meninos de rua em Belém do Pará desenvolvido pelo Movimento República do Pequeno Vendedor - RPV. Tem como objetivo descrever o trabalho de atendimento aos meninos de rua partindo da prática da República do Pequeno Vendedor na socialização e valorização dos mesmos. Para isso, estudou primeiramente, a concepção e a história da infância pobre no Brasil, o processo de socialização de meninos de rua, políticas públicas para infância, assim como, os princípios norteadores que fundamentam o trabalho da RPV. Parte da hipótese que a RPV vem construindo estratégias e práticas pedagógicas que inserem os meninos de rua na sociedade. Para coleta de dados da pesquisa, foram consultados documentos do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Belém - CMDCA, Fundação Papa João XXIII - FUNPAPA, Fundação do Bem Estar da Criança e do Adolescente do Pará – FUNCAP, Lar de Maria, Centro de Valorização da Criança – CVC, os dois pólos de atendimento da RPV – Jurunas e Benguí - e as bibliotecas das três grandes universidades paraenses: UFPA, UEPA e UNAMA. O estudo fundamenta-se no pressuposto da abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: o levantamento documental, a entrevista e a observação participante. O levantamento documental constituiu-se na técnica de seleção de documentos históricos, tais como: cartilhas, estatutos, regimentos, panfletos, relatórios e projetos, com a finalidade de relatar criticamente a trajetória da República do Pequeno Vendedor no trabalho de socialização de meninos de rua. As entrevistas e as observações constituíram outros instrumentos metodológicos da pesquisa. Foram feitas entrevistas respectivamente com o fundador, a coordenadora, a ex-coordenadora, educadores e sócios solidários da República do Pequeno Vendedor, obedecendo um roteiro de perguntas pré-estabelecido para cada entrevistado. A análise dos resultados mostra que o processo de socialização dos meninos de rua feito pela RPV é positiva, possibilitando a inserção desses meninos na sociedade e no mercado de trabalho através de sua profissionalização, assim como, resgatando à dignidade de pessoa humana dos mesmos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui