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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM MODELO DE MÃO PARA MANIPULAÇÃO EM ESPAÇO VIRTUAL Autor: RAFAEL LINS PORTO VIANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
WALDEMAR CELES FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15877
Catalogação: 07/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15877@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15877@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15877
Resumo:
Título: UM MODELO DE MÃO PARA MANIPULAÇÃO EM ESPAÇO VIRTUAL Autor: RAFAEL LINS PORTO VIANA
Nº do Conteudo: 15877
Catalogação: 07/07/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15877@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15877@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15877
Resumo:
A interação com uma cena tridimensional, em geral, apóia-se em dispositivos como teclados e mouse. Este modelo de interação é restrito e pouco natural, além de ser incoerente com o objetivo de muitas simulações interativas em computação gráfica, que é isolar o usuário da realidade simulando imagens realísticas que se aproximam do que se concebe na realidade. Mesmo com esta tecnologia, o isolamento almejado é restringido por esta maneira artificial de se interagir. Logo, a interação precisa ser dada de maneira natural e intuitiva, usando as habilidades naturais do usuário. Ou seja, deseja-se que o usuário manipule diretamente a cena com as próprias mãos, como se manipulasse algo na realidade, o que reforçaria a sensação de presença oferecida pela aplicação. Este trabalho objetiva a visualização e simulação de um modelo tridimensional realístico de mão humana apto a interagir com uma cena virtual, em outras palavras, que responde à colisão com primitivas tridimensionais. O que se busca no futuro é a construção de um modelo de interação baseado em visão computacional que aproveite o produto final deste projeto e que resolva a questão levantada anteriormente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |