$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A TRAJETÓRIA DA IGREJA LOCAL DE CAMPOS NO PÓS CONCÍLIO. ESTUDO TEOLÓGICO PASTORAL SOBRE OS SEUS ATUAIS DESAFIOS E EXIGÊNCIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCO ANTONIO SOARES

Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 15847
Catalogação:  02/07/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15847@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15847@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15847

Resumo:
A trajetória da Igreja Local de Campos no pós Concílio. Estudo Teológico Pastoral sobre seus atuais desafios e exigências. A Lumem Gentium redescobre a Igreja Local por sua volta às fontes bíblico-patrística e redifine a compreensão da Igreja Universal como comunhão de Igrejas Locais. A Igreja Universal é também comunhão hierárquica pondo acento no bispo como elo de ligação e integração das Igrejas Locais com a Igreja Universal. A Igreja Local, presidida pelo bispo, é o lugar teológico da recepção conciliar cujo papel preponderante da ação pastoral episcopal interferirá diretamente na construção do ser eclesial e na comunhão ou não da Igreja Local com a Igreja Universal. A Igreja Local de Campos mantevese, num primeiro momento, nos moldes tridentino. A seguir, a mudança do bispo local ocasionou conflitos internos com os presbíteros e o laicato de linha tradicional. Este grupo tradicionalista separa-se oficialmente da Igreja Universal pela Ordenação de bispos sem mandato pontifício. Num terceiro momento, o grupo tradicionalista volta à comunhão com a Igreja Universal através da criação da Administração Apostólica dentro da Igreja Local de Campos. São duas Igrejas com dois bispos para um só povo de Deus. Os desafios pastorais emergem da busca da Unidade na diversidade que exprimam a visibilidade da Comunhão Universal. Cabe à Igreja Local e à Administração Apostólica principiar um maturescente caminho de comunhão eclesial cujas exigências estão presentes nos elementos que as edificam como Igrejas cuja perspectiva pastoral é o cultivo da espiritualidade de comunhão entre os presbíteros e o laicato.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui