$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES DE MOVIMENTOS EM ESCALA COM ATUAÇÃO PNEUMÁTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 15825
Catalogação:  29/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15825@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15825

Resumo:
Neste projeto, foram desenvolvidos dois simuladores de movimentos com atuação pneumática, uma Plataforma Stewart e um Simulador Vertical (4-Post Rig). A primeira consiste em duas placas hexagonais, uma fixa (base) e uma móvel (topo), acopladas por seis cilindros pneumáticos por meio de juntas universais. A segunda consiste em quatro cilindros fixos com suas hastes terminadas em uma base para o apoio das rodas de um veículo em escala. O projeto das plataformas de simulação foi feito usando o programa SolidWorks. Neste, foram realizados desenhos tridimensionais de cada componente e então, estes foram encaixados em ambiente virtual. O principal requisito levado em consideração no projeto foi o tamanho, que deveria ser compatível com os veículos em escala a serem testados. Uma vez com o projeto definido, foram especificados e comprados os componentes necessários para a montagem dos sistemas. Além dos elementos de construção (material da base, topo, juntas, cilindros, válvulas e outros componentes), também foram especificados os elementos do sistema de processamento de dados. Este sistema conta com as placas de aquisição/processamento de dados e o programa LabView, ambos da National Instruments. Para alimentar o sistema também foi especificado um compressor de ar. Construídas as plataformas, foram implementados modelos matemáticos no MatLab, para realizar simulações do comportamento do sistema e então, compará-los com os resultados obtidos nas bancadas em um teste experimental. Também foi usada a ferramenta de simulações do SolidWorks, o CosmosMotion, para realizar estas comparações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui