$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: GERAÇÃO DE MALHAS NA MODELAGEM DE ESTRUTURAS FLUTUANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO DE BARROS MENDES KASSAR

Colaborador(es):  MARCELO DE ANDRADE DREUX - Orientador
LUIZ CRISTOVAO GOMES COELHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 15823
Catalogação:  29/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15823@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15823

Resumo:
A geração de malhas é uma etapa crucial na modelagem de qualquer estrutura. Ela interfere diretamente na visualização do modelo e nas análises que porventura venham e ser feitas com ele. Nos problemas de modelagem de navios e plataformas, estamos interessados em malhas superficiais que representem bem a estrutura e ao mesmo tempo aficientes. Neste trabalho apresento um algoritmo que gera malhas superficiais não regulares baseado nas curvaturas locais ao longo dos domínios paramétricos das superfícies. A qualidade da malha é avaliada por dois critérios. Um deles leva em conta a variação das normais e outro leva em conta a distancia de cada aresta gerada a um ponto da superfície representando por essa aresta. O algoritmo proposto aqui é uma variação do algoritmo clássico de quadtree, que é bastante difundido em Computação Gráfica para problemas como esse. Este trabalho foi desenvolvido com foco em superfícies para cascas de navios, mas pode ser aplicado para diversos problemas de Engenharia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui