INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN DA NAVEGAÇÃO EM SITES INFANTIS EDUCACIONAIS: OS EFEITOS NO DESEMPENHO DAS TAREFAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALESSANDRA CARUSI MACHADO BEZERRA

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 15813
Catalogação:  23/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15813@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15813@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15813

Resumo:
O acesso à tecnologia computacional vem ocorrendo em ambientes residenciais e escolares com objetivos não só lúdicos, mas também educacionais. Uma parcela desse processo tem sido a utilização de sites infantis educacionais por crianças em suas residências e nas escolas. Contudo, em muitas ocasiões, os usuários ficam desorientados na navegação do sistema devido a problemas de incompreensão dos elementos gráficos que sinalizam a navegação: as áreas clicáveis. Tais dificuldades podem comprometer o alcance dos objetivos pedagógicos. Dessa forma, percebe-se a importância de conhecer aspectos dos modelos mentais de usuários infantis, entendendo os processos cognitivos perante as interfaces de um site educacional e as ações geradas, ou seja, o comportamento externo do usuário durante a navegação. Esta pesquisa apresenta um trabalho de campo, no qual foram coletados dados quantitativos e qualitativos relacionados à estruturação do modelo mental do usuário durante a navegação. Realizou-se um estudo de caso no site Kiagito, parte do portal EduKbr. Posteriormente, foram comparados os modelos dos usuários aos modelos de usabilidade do sistema abordado. A pesquisa dividiu-se em duas fases: exploratória e participativa. A fase exploratória foi composta por três partes: 1) direcionada a especialistas em educação, por meio de entrevistas sobre o uso de sistemas de hipermídia na escola; 2) direcionada a professores, por meio da aplicação do método Pedactice; 3) direcionada a designers, por meio da aplicação do método Ticese. Na fase participativa, foi utilizado o método Co-descoberta com um grupo de crianças, conforme seu entendimento e seu comportamento na navegação de determinadas áreas do site Kiagito. Os dados da pesquisa levam à conclusão: reitera o valor dos processos cognitivos decorrentes do design das interfaces de sites infantis educacionais, tendo como pano de fundo o entrelace do design, da ergonomia e da interação humano-computador com a educação. Considera-se que todos esses fatores possuem uma relevância crucial para o êxito entre a tecnologia computacional e a educação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO, APÊNDICES E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui