$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DO INADIMPLEMENTO ANTECIPADO
Autor: MIGUEL DRUMMOND DE PAULA LABOURIAU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS NELSON DE PAULA KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15806
Catalogação:  22/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15806@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15806

Resumo:
Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar criticamente o instituto do inadimplemento antecipado do contrato do contrato, configurado através da conduta culposa do devedor no sentido de não adimplir antes do termo avençado. Este estudo requer uma prévia abordagem dos novos deveres instrumenteis que passam a compor o complexo obrigacional, como decorrência do principio da boa fé objetiva. Através desta perspectiva, torna-se possível vislumbrar novos mecanismos de tutela do crédito, de que é exemplo o inadimplemento antecipado. Discutem-se as teorias da violação positiva do contrato e da funcionalização do adimplemento para que se possa, ulteriormente, revelá-las no debate acerca da natureza jurídica do inadimplemento antecipado. Busca-se identificar os elementos conformadores desta forma de incumprimento, com a precisa caracterização dos comportamentos do devedor que possibilitem a configuração da inadimplência antecipada.Define-se seu fundamento jurídico e descreve-se sua aplicabilidade. Por fim, anotam-se os possíveis efeitos da quebra antecipada, determinando-se em quais ocasiões é viável a aplicação da resolução do contrato e da execução específica. Faz-se alusão à clausula penal e à prescrição, especulando-se algumas conclusões no que pertine a tais institutos no bojo do inadimplemento anterior ao termo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui