XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CHILDREN`S RELATIONS AND CONCEPTIONS WITH/OF NATURE: RIO DE JANEIRO Autor: MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 15793
Catalogação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15793
Resumo:
Título: CHILDREN`S RELATIONS AND CONCEPTIONS WITH/OF NATURE: RIO DE JANEIRO Autor: MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Nº do Conteudo: 15793
Catalogação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15793
Resumo:
This dissertation studies the relationship between children and nature, and
took place in a public school from a city nearby Rio de Janeiro. Regarding the
planetary emergency situation in what we live, it is important to rethink relations
between humans and nature. For this, it is needed to connect macro and micro
dimensions, considering Early Childhood Education, and school more
specifically, as an enabling environment capable to support the construction of a
symmetric relationship between humans and nature. This work is based on authors
from the fields of Philosophy, Developmental psychology and Sociology of
childhood. The discussion is articulated to the concepts of Felix Guattari`s
ecosophy, Edgar Morin`s complexity, Henri Wallon’s psychogenic theory,
Humberto Maturana`s reflections about education and Corsaro`s interpretive
reproduction. The first chapter presents the symbolic and concrete ways in the
dissertation`s construction process. The second section provides an overview of
the school, focusing on the educational, cultural, and everyday practices context
of the researched institution. The third chapter presents the categories concerning
about nature, thinking the relationship between humans and biodiversity. Finally,
it is presented a reflection about teaching practices and their relevance in the
construction of a consistent education, connected to the current planetary needs.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 |