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Coleção Digital
Título: RELAÇÕES E CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS COM/SOBRE A NATUREZA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL Autor: MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15793
Catalogação: 21/06/2010 Liberação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15793
Resumo:
Título: RELAÇÕES E CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS COM/SOBRE A NATUREZA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL Autor: MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Nº do Conteudo: 15793
Catalogação: 21/06/2010 Liberação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15793@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15793
Resumo:
Esta dissertação tem como objeto de estudo as relações entre crianças e
natureza e foi realizada em uma escola pública de um município da região
metropolitana do Rio de Janeiro. No contexto de emergência planetária
vivenciado atualmente, urge repensar as relações entre seres humanos e natureza.
Para isso, a articulação entre as dimensões macro e micro se faz necessária,
considerando o campo da Educação Infantil e a escola, mais especificamente,
como ambiente facilitador da construção de uma relação simétrica e próxima entre
seres humanos e natureza. Este trabalho dialoga com referenciais teóricos dos
campos da Filosofia, da Psicologia do desenvolvimento e da Sociologia da
infância. A discussão está articulada aos conceitos da ecosofia de Felix Guattari,
do pensamento complexo de Edgar Morin, da teoria psicogenética de Henri
Wallon e das concepções de Humberto Maturana acerca da educação, além do
conceito de reprodução interpretativa de Corsaro. O primeiro capítulo apresenta os
caminhos, simbólicos e concretos, percorridos na construção da dissertação. O
segundo capítulo traça um panorama da escola, abordando os contextos
pedagógico, cultural e das práticas cotidianas característicos da instituição
pesquisada. No terceiro capítulo, são apresentadas as categorias advindas do
campo que contemplam especificamente a natureza, pensando a relação entre
seres humanos e biodiversidade. Por fim, são tecidas as considerações finais,
refletindo sobre as práticas pedagógicas e sua pertinência na construção de uma
educação coerente com as necessidades planetárias atuais.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |