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Coleção Digital
Título: A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM BASES EM ESTUDOS ERGONÔMICOS Autor: CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15787
Catalogação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787
Resumo:
Título: A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM BASES EM ESTUDOS ERGONÔMICOS Autor: CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO
Nº do Conteudo: 15787
Catalogação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787
Resumo:
A dissertação abordou a influência do uso de computadores na escola no
desenvolvimento da criança com base em estudos ergonômicos. A pesquisa visou
documentar a importância do Projeto Ergonômico nas escolas, identificar causas
possíveis para o aparecimento precoce de tais constrangimentos e verificar a relação
entre essas causas e o sedentarismo infantil, tentando valorizar a ação ergonômica
preventiva no ambiente escolar, por considerar este fato um problema de âmbito
educacional, social e público. A unidade de observação foram 186 crianças de 08 a
12 anos de idade, de ambos os sexos de uma Escola particular do Rio de Janeiro.
Para alcançar os objetivos da pesquisa foi realizado um estudo teórico e evolutivo
sobre o mobiliário escolar e coletado dados através de questionários, avaliação
postural computadorizada, RULA e avaliação observacional da sala de informática.
Concluímos com a pesquisa que, apesar das crianças terem apresentado
constrangimentos posturais nas avaliações e o mobiliário escolar necessitar de uma
ação ergonômica importante, o tempo que as crianças usam o computador na escola é
pequeno se comparado com o tempo do uso domiciliar e, portanto insuficiente para
ser a causa principal dos comprometimentos quantificados, sendo importante o
estudo do uso do computador domiciliar como desdobramento e continuidade desta
pesquisa.