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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: (DES)CAMINHOS DA ADERÊNCIA, POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES Autor: RENATO DA COSTA TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
ELIZABETH TEIXEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15780
Catalogação: 18/06/2010 Liberação: 18/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15780
Resumo:
Título: PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: (DES)CAMINHOS DA ADERÊNCIA, POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES Autor: RENATO DA COSTA TEIXEIRA
ELIZABETH TEIXEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15780
Catalogação: 18/06/2010 Liberação: 18/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15780
Resumo:
Após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de
Fisioterapia (DCN/FISIO), houve um aumento expressivo no número de cursos de
graduação em fisioterapia, especialmente em instituições particulares. A Região
Norte apresentou a maior taxa de crescimento desses cursos no Brasil, entre 1999
e 2004. Até 2002, ano de aprovação das DCN/FISIO, existiam apenas seis cursos
nesta região. Atualmente, existem 27 cursos de fisioterapia, dos quais apenas
quatro (15%) mantidos por instituições públicas e 23 (85%) por instituições
privadas. Aliado a este aumento no número de cursos, o perfil de graduação
definido nas DCN/FISIO mudou o paradigma de formação profissional do
fisioterapeuta, originalmente baseado na formação do indivíduo especialista em
técnicas fisioterapêuticas curativas e/ou reabilitativas. A partir das DCN/FISIO
busca-se a formação de um indivíduo com competência técnico-científica,
generalista e humanista, com capacidade crítica e reflexiva, preparado para atuar
no processo saúde-doença pautado em princípios éticos. Segundo a DCN/FISIO,
os cursos já implantados em 2002 tiveram prazo de dois anos após sua aprovação
para se ajustarem à nova diretriz. Este contexto, de mudança e expansão da oferta
de formação do fisioterapeuta, justifica a presente pesquisa, que toma como objeto
de estudo os Projetos-Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de fisioterapia,
tendo como o objetivo geral analisar a aderência dos cursos de fisioterapia da
região Norte às DCN/FISIO. Para tal, realizamos uma análise crítica dos PPC,
com base na metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2006, no estudo sobre a aderência às
Diretrizes Curriculares de outros cursos da área da saúde, tais como os de
Enfermagem, Medicina e Odontologia. Visitamos, também, as instituições que apresentaram maior e menor aderência às DCN/FISIO e entrevistamos os
coordenadores dos cursos de Fisioterapia, com a finalidade de conhecer como está
ocorrendo a implantação dos elementos destacados como pontos fortes e que
estratégias vêm sendo usadas por esses cursos para superar as fragilidades. Entre
os achados do estudo destacamos, como pontos fortes dos cursos da Região Norte,
aspectos tais como: a construção coletiva dos Projetos Pedagógicos, a construção
interdisciplinar da matriz curricular e/ou a utilização de metodologias que
propiciam esta prática, assim como a integração entre teoria e prática, a presença
de mecanismos de controle do Trabalho de Conclusão de Curso, uma maior
abrangência das áreas de atuação profissional durante o estágio supervisionado, o
incentivo à produção científica, o equilíbrio entre as cargas horárias dos conteúdos
essenciais e a presença de regulamento das atividades complementares. Por sua
vez, destacamos como fragilidades: o indicativo de que o Projeto Pedagógico foi
construído em grupos restritos, a transcrição literal de elementos das DCN/FISIO
no Projeto Pedagógico, a utilização de metodologias de ensino não condizentes
com a perspectiva de formação das DCN/FISIO, a ausência de
interdisciplinaridade, de integração teoria-prática e de elementos que demonstrem
a organização e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso, a ênfase
posta no aprendizado técnico em detrimento do aprendizado humano e, a pouca de
abrangência de áreas de atuação profissional durante o estágio supervisionado,
além das inconsistências identificadas entre o texto do PPC e a realidade dos
cursos visitados.