INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PERMANÊNCIA E DESEMPENHO NA EJA: UM ESTUDO SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JAQUELINE LUZIA DA SILVA

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
VERA MASAGAO RIBEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 15770
Catalogação:  16/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15770

Resumo:
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as características de escolas de Educação de Jovens e Adultos que podem ser consideradas eficazes, ou seja, têm a capacidade de incidir positivamente, através do uso de seus recursos materiais e de suas políticas e práticas pedagógicas e de gestão, no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos. O estudo focalizou três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), com turmas correspondentes à alfabetização e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes, professoras e educandos, além de observação em sala de aula durante um ano letivo. Como pano de fundo da análise dos dados, comentam-se estudos recentes no campo da EJA no Brasil, além da produção internacional e nacional sobre escolas eficazes. Faz-se também uma contextualização do PEJA na política pública de EJA do município do Rio de Janeiro e no país. As três escolas com PEJA estudadas foram selecionadas por se destacar, pela associação de altos índices de aprovação com baixos índices de evasão na etapa do Programa correspondente à alfabetização. A abordagem escolhida foi a verificação das características comuns entre elas, à luz das características indicadas na literatura sobre escolas eficazes. A pesquisa pretendeu, a partir dos dados colhidos, encontrar elementos que contribuam para compreender o curso pedagógico do trabalho desenvolvido. As evidências produzidas pelo estudo sugerem que as escolas que alcançam resultados positivos e a permanência dos alunos e alunas da EJA apresentam diferentes combinações das seguintes características: infraestrutura adequada às aulas noturnas para jovens e adultos, com recursos pedagógicos diversos e disponíveis; metas e objetivos claros e voltados para aprendizagens significativas; professores que participam das ações de formação continuada; apoio pedagógico de qualidade para os professores; uma supervisão pedagógica que garante o cumprimento das funções docentes; um clima acadêmico favorável à aprendizagem; conteúdos curriculares que fazem sentido para os alunos; um corpo docente que troca entre si práticas de sala de aula e saberes pedagógicos, apoiado pela coordenação pedagógica; professores que têm expectativas positivas quanto à aprendizagem de seus alunos, com vistas à superação das dificuldades encontradas e avaliações freqüentes do progresso dos alunos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO, LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui