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Título: O MERCADO DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL, A COMPETIÇÃO ENTRE AS OPERADORAS E O IMPACTO DA PORTABILIDADE NUMÉRICA
Autor: TANIA MARIA DE SIQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15740
Catalogação:  07/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15740@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15740

Resumo:
O Mercado de telefonia móvel é um mercado altamente competitivo, dinâmico e que de certa forma nos permite observar a evolução do comportamento de consumo da população dado a renda per capita de cada país. No caso deste trabalho, estaremos analisando e observando o mercado brasileiro de telefonia móvel. O mercado brasileiro de telefonia móvel atua sob certas circunstancias peculiares. Fatores como legislação vigente, comportamento dos consumidores e das firmas participantes determinam os resultados desse jogo de complexa análise. Apesar de o mercado ser dividido por sete holdings, considerei apenas as principais holdings atuantes no Brasil: Claro, Tim, Vivo e Oi (No caso da Oi, considerando o número consolidado com a Brt) para analise de efeitos. Para uma análise um pouco mais aprofundada do impacto da competição sobre informação assimétrica consideraremos em alguns itens a presença a Nextel, empresa que apesar de não ser regida pelas regras de SMP (serviço de telefonia móvel), compete com um produto substituto quase perfeito e abocanha uma fração do mercado considerada cliente de alto valor (tem um gasto médio mensal elevado). Serão feitas dois tipos de análises: uma do mercado como todo e a competição desse oligopólio e uma análise dos efeitos da portabilidade numérica sobre essa já ferrenha competição. No capítulo 2 será desenvolvido um breve resumo da história da telefonia móvel no Brasil, a fim de contextualizar o cenário a ser estudado. No capítulo 3 traçaremos um perfil mercadológico do mercado de telefonia celular atualmente. Participação de cada empresa, uma breve análise de foco, promoções e quais os objetivos aparentes. No capítulo 4, busco estudar a competição no mercado de telefonia móvel. Mostrar o impacto que a omissão de dados de base de clientes e outras informações relevantes causa para a competição no mercado no caso de considerar a Nextel como concorrente no mercado de telefonia celular. Haverá também uma análise dos tipos de leilões analisados aqui no Brasil. No capítulo 5 serão discutidos os impactos da portabilidade numérica no mercado de telefonia móvel. Impactos em subsídio, em tarifas, números da base, números de churn, adições líquidas e penetração serão explicitados e analisados. Por fim, no capítulo 6 há a conclusão do trabalho. Esse trabalho visa analisar este mercado tão complexo e dinâmico, usando como base dados extraídos dos números divulgados pela Anatel5 e pela ABR Telecom (entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil).

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