As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O MERCADO DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL, A COMPETIÇÃO ENTRE AS OPERADORAS E O IMPACTO DA PORTABILIDADE NUMÉRICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: TANIA MARIA DE SIQUEIRA
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 15740
Catalogação: 07/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15740@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15740
Resumo:
Título: O MERCADO DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL, A COMPETIÇÃO ENTRE AS OPERADORAS E O IMPACTO DA PORTABILIDADE NUMÉRICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: TANIA MARIA DE SIQUEIRA
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 15740
Catalogação: 07/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15740@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15740
Resumo:
O Mercado de telefonia móvel é um mercado altamente competitivo, dinâmico e que
de certa forma nos permite observar a evolução do comportamento de consumo da população
dado a renda per capita de cada país. No caso deste trabalho, estaremos analisando e
observando o mercado brasileiro de telefonia móvel.
O mercado brasileiro de telefonia móvel atua sob certas circunstancias peculiares.
Fatores como legislação vigente, comportamento dos consumidores e das firmas
participantes determinam os resultados desse jogo de complexa análise.
Apesar de o mercado ser dividido por sete holdings, considerei apenas as principais
holdings atuantes no Brasil: Claro, Tim, Vivo e Oi (No caso da Oi, considerando o número
consolidado com a Brt) para analise de efeitos. Para uma análise um pouco mais aprofundada
do impacto da competição sobre informação assimétrica consideraremos em alguns itens a
presença a Nextel, empresa que apesar de não ser regida pelas regras de SMP (serviço de
telefonia móvel), compete com um produto substituto quase perfeito e abocanha uma fração
do mercado considerada cliente de alto valor (tem um gasto médio mensal elevado).
Serão feitas dois tipos de análises: uma do mercado como todo e a competição desse
oligopólio e uma análise dos efeitos da portabilidade numérica sobre essa já ferrenha
competição. No capítulo 2 será desenvolvido um breve resumo da história da telefonia móvel no
Brasil, a fim de contextualizar o cenário a ser estudado. No capítulo 3 traçaremos um perfil mercadológico do mercado de telefonia celular atualmente. Participação de cada empresa, uma breve análise de foco, promoções e quais os objetivos aparentes. No capítulo 4, busco estudar a competição no mercado de telefonia móvel. Mostrar o impacto que a omissão de dados de base de clientes e outras informações relevantes causa para a competição no mercado no caso de considerar a Nextel como concorrente no mercado de telefonia celular. Haverá também uma análise dos tipos de leilões analisados aqui no Brasil. No capítulo 5 serão discutidos os impactos da portabilidade numérica no mercado de telefonia móvel. Impactos em subsídio, em tarifas, números da base, números de churn,
adições líquidas e penetração serão explicitados e analisados. Por fim, no capítulo 6 há a conclusão do trabalho. Esse trabalho visa analisar este mercado tão complexo e dinâmico, usando como base
dados extraídos dos números divulgados pela Anatel5 e pela ABR Telecom (entidade
administradora da portabilidade numérica no Brasil).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |