$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: POR POLÍTICAS HABITACIONAIS SUSTENTÁVEIS NO RIO DE JANEIRO: MATERIAIS NÃO-CONVENCIONAIS EM INTERATIVIDADE COM AS PARTICULARIDADES SOCIOAMBIENTAIS DO TERRITÓRIO CARIOCA
Autor: LUCAS ALVES RIPPER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15726
Catalogação:  02/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15726@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15726@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15726

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo revitalizar e ressignificar os estudos sobre Arquiteturas Regionais voltadas para políticas públicas habitacionais de sustentabilidade local, a partir da utilização de materiais não-convencionais associados a baixos custos econômicos e ao reduzido impacto ambiental. Esta ressignificação visa possibilitar o acesso de populações de baixo poder aquisitivo a moradias próprias, levando-se em consideração o uso, a morfologia, os recursos materiais e demais características naturais das localidades onde tais arquiteturas podem ser desenvolvidas. Face à carência de políticas habitacionais sustentáveis nos grandes centros metropolitanos do Brasil, tal estudo se apresenta como um caminho a ser trilhado pela Ciência atual, que pode promover a percepção de que a natureza serve, antes de tudo, para o usufruto de quem habita os espaços. A Cidade do Rio de Janeiro, devido à sua singularidade como Cidade da Natureza, será o recorte trabalhado, já que une a sua imensa urbanidade com potencialidades naturais descartadas por políticas públicas diversas. A natureza carioca pode gerar, através dos gestores públicos, a democratização da habitabilidade na cidade com a utilização limpa de materiais sustentáveis na produção de unidades residenciais de baixo custo. Atualmente são utilizados quase que exclusivamente, materiais construtivos consolidados no período moderno do século XX que degradam o meio ambiente. Podemos afirmar que, a utilização destes materiais no século XX se tornou uma tradição da modernidade, associada as idéias de progresso e desenvolvimento. Dentre as potencialidades materiais oferecidas pela natureza carioca deve-se destacar a terra crua e o bambu, materiais que há séculos têm apoiado a subsistência do homem no Brasil e no mundo. Neste contexto, concluímos que as soluções para a geração de habitações sustentáveis adaptadas às especificidades do ambiente carioca (e brasileiro), devem surgir a partir deste espaço, por meio de sua mão de obra, técnicas e materiais peculiares, refletindo assim, uma importante ressignificação na interação entre o homem, a técnica e a natureza.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui