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Coleção Digital
Título: DE CRIANÇAS A ALUNOS: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Autor: FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15716
Catalogação: 02/06/2010 Liberação: 02/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15716
Resumo:
Título: DE CRIANÇAS A ALUNOS: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Autor: FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Nº do Conteudo: 15716
Catalogação: 02/06/2010 Liberação: 02/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15716
Resumo:
A temática desta tese trata da passagem das crianças da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental e da ação da cultura escolar sobre as culturas infantis,
transformando os agentes sociais crianças em agentes sociais alunos. A pesquisa
foi numa unidade da rede municipal do Município de Três Rios, Rio de Janeiro.
Os fundamentos teórico-metodológicos foram tecidos através de diálogos com os
conceitos elaborados especialmente por Bakhtin, Vigotski, Foucault, Certeau e
Sacristán. Cada um desses autores contribuiu de maneira específica para a análise
das questões levantadas. Os conceitos operaram em três planos: de um lado
tivemos a concepção de linguagem de Bakhtin, principal categoria de análise dos
dados do campo e Vigotski fornecendo subsídios para um pensamento dialético
em torno das culturas infantil e escolar tomadas como textos. Em outro plano,
consideramos Foucault e Certeau na análise das estratégias de poder e das táticas
de resistência encontradas nas práticas observadas e suas influências na
subjetivação dos sujeitos. Por fim, a sociologia da infância e o conceito de cultura
escolar permitiram explicitar elementos do campo colocando-os num contexto.
Para abordar as transições e as rupturas percebidas nesse processo, as
contribuições principais foram definidas a partir de Moss e Corsaro e Molinari.