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Título: A INFLUÊNCIA DO CRESCIMENTO DOS CARTÕES DE CRÉDITO SOBRE A INADIMPLÊNCIA E A EFICIÊNCIA DOS MODELOS DE CREDIT SCORE PARA CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR.
Autor: THIAGO MUBARAC CASSITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15712
Catalogação:  01/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15712@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15712

Resumo:
O mercado de crédito é caracterizado por um racionamento de crédito no equilíbrio de longo prazo. Para Stiglitz e Weiss (1981), esse excesso de demanda decorre do fato deste mercado ser fortemente influenciado por um ambiente de informação assimétrica, que acaba por inviabilizar que o sistema de preços gere um mecanismo de perfeito equilíbrio entre oferta e demanda. Com a estabilização da economia no Brasil a partir do Plano Real, o mercado de crédito nacional pode enfim desenvolver-se. Em um ambiente com menores incertezas macroeconômicas, as instituições financeiras voltaram a ter interesses sobre o financiamento de longo prazo das famílias que, por sua vez, aumentaram a demanda por crédito no país. Para atender o apetite da população brasileira por produtos financeiros que viabilizassem a expansão do consumo de novos bens, os bancos desenvolveram novos produtos que, em parceria com as grandes redes de varejo, puderam prover crédito para esse tipo de financiamento. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos do início de uma operação de cartões de crédito de marca própria sobre o produto mais tradicional do mercado de crédito brasileiro, o Crédito Direto ao Consumidor - CDC. Nosso foco é, portanto, examinar as conseqüências do convívio desses dois produtos de crédito sobre o comportamento da inadimplência e dos modelos de análise objetivas de concessão de crédito de CDC nos estabelecimentos varejistas no Brasil.

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