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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM DO USO DE NANOFLUIDOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DE MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA Autor: EDWIN RONALD VALDERRAMA CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
FRANK CHAVIANO PRUZAESKY - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15694
Catalogação: 31/05/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15694
Resumo:
Título: MODELAGEM DO USO DE NANOFLUIDOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DE MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA Autor: EDWIN RONALD VALDERRAMA CAMPOS
FRANK CHAVIANO PRUZAESKY - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15694
Catalogação: 31/05/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15694
Resumo:
Estudou-se a aplicação de nanofluidos no sistema de arrefecimento de motores a
combustão interna. Nanofluidos são suspensões de partículas de diâmetro menor que
100 nm em fluidos convencionais de troca de calor, tais como água, óleo, etileno glicol,
entre outros. Devido às suas características favoráveis de transferência de calor, em
função da suspensão de partículas, metálicas ou não metálicas, com elevada
condutividade térmica, nanofluidos têm sido considerados para atuar como fluidos
térmicos em diferentes aplicações. Desenvolveram-se modelos matemáticos para
operação em regime permanente, na avaliação do efeito das características térmicas e
hidráulicas do escoamento do nanofluido nos componentes do sistema de arrefecimento;
e em regime transiente, na avaliação do processo de aquecimento do motor. Fez-se uso
do pacote EES para a simulação e consideraram-se os seguintes componentes do
sistema de arrefecimento automotivo: radiador, camisas do bloco de cilindros,
termostato e bomba do líquido de arrefecimento. Foram empregados o método dos
parâmetros concentrados e o método (épsilon)-NTU para a modelagem global do sistema
monofásico. Diferentes tipos de nanofluidos, com variações na concentração
volumétrica de nanopartículas, foram considerados na avaliação desta alternativa em
fluidos térmicos visando aplicações automotivas.