$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A CRIMINALIDADE E O GRAU DE CONFIANÇA INTERPESSOAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA DE SEUS DETERMINANTES E REFLEXOS E UM ESTUDO EMPÍRICO DA CORRELAÇÃO
Autor: JULIA CAVALCANTE FONTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15685
Catalogação:  28/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15685@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15685

Resumo:
A idéia deste trabalho surgiu da disposição em estudar um grande problema, senão o que mais aflige a cidade do Rio de Janeiro e as regiões metropolitanas do país nos dias atuais. Esta monografia tratará de estudar essa correlação – crimininalidade e grau de confiança -, seus determinantes e efeitos nas relações estabelecidas dentro de uma sociedade e seus impactos socioeconômicos. Para tal, este trabalho será dividido da seguinte forma: a próxima seção introduzirá a questão da violência e criminalidade, como seus avanços, causas e conseqüências. Tratará do tema no Brasil e, mais especificamente, na cidade do Rio de Janeiro. Serão analisadas as variáveis que contribuíram para o aumento dessas estatísticas e a distribuição espacial da incidência de crimes nas diferentes áreas da cidade. Para fundamentar a argumentação, serão utilizados dados e estatísticas públicas, bem como resultados obtidos em alguns estudos desse tema, a fim de permitir uma interpretação mais clara dos fatos. Em seguida, a seção 3 abordará a questão da confiança e do capital social: suas definições, determinantes e conseqüências. Para a discussão do grau de confiança da sociedade, também será feita uma introdução teórica do tema. As seções seguintes serão dedicadas ao estudo empírico, original, utilizando os mesmos dados da Pesquisa de Vitimização de 2007 promovida pelo Instituto de Segurança Pública - ISP, e seus resultados, para correlacionar a criminalidade com o grau de confiança da sociedade. O resultado da pesquisa de Condições de Vida e Vitimização, encomendada pelo ISP, contribuirá significativamente com o trabalho, uma vez que as estatísticas oficiais com relação à criminalidade são pouco realistas. Além disso, essa pesquisa contribui com o trabalho ao traçar o perfil social da população de diferentes áreas da região metropolitana do Rio de Janeiro no que diz respeito a questões relacionadas à qualidade de vida, como vitimização, sentimento de insegurança e confiança nas instituições públicas. A seção 4 é dedicada à exposição dos dados que serão utilizados no modelo empírico, bem como a metodologia e a apresentação das estatísticas descritivas. A seção 5 analisará os resultados obtidos das diversas regressões feitas, utilizando variáveis conceituais de grau de confiança como variáveis de interesse. O trabalho é finalizado com a seção de conclusão, que sumariza as questões apresentadas e discutidas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui