$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ENTRADA DE FUNDOS DE PRIVATE EQUITY NA GESTÃO DE EMPRESAS: O CASO MAGNESITA
Autor: PEDRO SALLES MONTENEGRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FABRICIO MELLO RODRIGUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15660
Catalogação:  25/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15660@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15660

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto da entrada dos fundos de private equity no capital e, consequentemente, na gestão de empresas. Analisaremos quais são as mudanças que a gestão destes fundos provoca e como estas podem alterar o valor das companhias. Estes fundos têm representado uma importante e crescente alternativa de financiamento para as empresas brasileiras. Estas obtêm a oportunidade de crescer mais rapidamente, através de um maior nível de investimentos possibilitado pela injeção de capital recebida. No início, abordamos a ação dos fundos de private equity de um ponto de vista mais amplo. Incluímos uma visão geral do setor no Brasil, com o seu histórico e o ambiente regulatório. Adicionalmente, listamos diversos veículos de investimento que podem ser utilizados pela indústria para realizar seus investimentos. Estudamos que, principalmente através de uma diminuição do custo de capital e um aumento de eficiência operacional, grandes fundos de private equity normalmente trazem benefícios às empresas investidas após a entrada na sua gestão, aumentando seu valor percebido. Neste processo, analisamos quais mudanças são normalmente efetuadas nas companhias sob gestão destes fundos. Na segunda parte do trabalho, observamos especificamente o caso da Magnesita, empresa líder na produção de refratários na América Latina que teve seu controle adquirido pela GP Investimentos em setembro de 2007. A GP é uma experiente firma voltada para a atividade de private equity, com um bom histórico de resultados. Após a aquisição e a reestruturação societária e administrativa efetuada pelo fundo, a companhia apresentou forte evolução em termos de eficiência operacional, além de considerável apreciação nas suas ações nos meses subsequentes. Além de analisarmos o que pode ter causado estes efeitos, observamos quais medidas implementadas pela GP podem ter de fato acrescentado valor à Magnesita.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui