$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E MERCADO DE TRABALHO: QUEM RECEBE O BENEFÍCIO ESTÁ DEIXANDO DE TRABALHAR?
Autor: ARIANNE MONTEIRO LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO GOMES PINTO GARCIA - ORIENTADOR
MAURICIO CORTEZ REIS - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 15603
Catalogação:  13/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15603@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15603

Resumo:
A erradicação da pobreza e a redução substancial dos níveis de desigualdade no Brasil são metas dificilmente alcançáveis dentro de um prazo razoável sem que se recorra a mecanismos diretos de redistribuição. Ao final da década de 1980, diante do decepcionante comportamento evolutivo da renda, da pobreza e da desigualdade, propostas de implementação de mecanismos de transferência de renda tornaram-se cada vez mais freqüentes. Isso decorria, em parte, do reconhecimento de que os níveis de pobreza e de desigualdade verificados no País se encontravam em descompasso com o nível de renda alcançado, e, em conseqüência, era inviável enfrentar diretamente as questões associadas à melhoria da renda dos mais pobres, isto é, sem condicionar esse objetivo ao crescimento econômico. Existentes já há várias décadas, tais programas de transferência de renda passaram por inovações e por uma grande expansão a partir do fim da década de 1990. Muitos países em desenvolvimento adotaram novos formatos de programas redistributivos de renda, baseados em transferências diretas de renda, condicionais a determinadas regras . Encontra-se nesse grupo de programas o Bolsa Família (PBF), criado pelo Governo Federal em 2003. A primeira parte do capítulo 1 deste trabalho destina-se à evolução dos programas de transferência de renda no Brasil. A segunda parte do capítulo 1 vai nessa direção, buscando na literatura, a documentação da contribuição dos programas de transferência do governo sobre esta redução.Por fim, uma das questões levantadas nos últimos anos a respeito do Bolsa Família é que este estaria desincentivando as pessoas a trabalhar, que é justamente a questão dos incentivos adversos. O capítulo 2 se debruça sobre este tópico e tenta estimar o efeito da transferência do PBF sobre uma possível mudança de comportamento dos residentes em domicílios beneficiários com relação à sua participação no mercado de trabalho, além de uma breve revisão literária sobre o assunto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui