$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EFEITOS DA CRISE MUNDIAL ATUAL EM EMPRESAS DO SETOR EXPORTADOR BRASILEIRO
Autor: ALEXANDRE KLANG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO GOMES PINTO GARCIA - ORIENTADOR
JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 15600
Catalogação:  13/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15600@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15600

Resumo:
No atual momento da economia mundial vivemos dias de incertezas. Ninguém se arrisca a afirmar o que realmente vai acontecer daqui para frente. O mundo esta passando por mudanças drásticas. Até muito pouco tempo atrás só se falava em crédito abundante, empresas vendendo a prazos a perder de vista, e o consumidor comprando de tudo. Os países tinham projeções de crescimento do PIB muito animadoras e só se falava em produzir mais, em aquecer a economia e em exportar/importar. Os bancos emprestaram dinheiro de todas as maneiras possíveis e as empresas se alavancaram como nunca. É claro que tudo isso se refletiu no consumidor que nunca viu tamanha bonança.No terceiro trimestre de 2008 a situação se tornou desesperadora. A mudança de governo nos EUA foi ansiosamente esperada porque era vista como uma possível salvação para esta crise, já comparada com a de 1929. Os enigmáticos, mas ao mesmo tempo adorados derivativos, passaram a serem os vilões desta novela com direito a ganância, alavancagem desenfreada e desregulamentação O setor de exportação brasileiro sofreu com isso. O dólar despencou, os balanços de 2008 de três das maiores empresas brasileiras, divulgados ontem (27/03/09), mostram que a crise financeira internacional, mesmo com efeitos concentrados no terceiro trimestre, teve impacto decisivo nos resultados... 1. Isso é o que se vê o tempo todo nas manchetes de jornais e nas notícias dos principais telejornais. Estamos em épocas de vacas magras e ainda não temos a menor idéia de como será daqui para frente e como e quando essa crise econômica irá terminar. Portanto considerei pertinente e academicamente bastante interessante fazer uma análise comparativa dos dados dos anos de 2006 e 2007 e dos 1º, 2º e 3º trimestres de 2008 com os dados do 4º trimestre de 2008 e do 1° trimestre de 2009 de seis empresas exportadoras: Sadia, Perdigão, VCP, Aracruz, Marcopolo e Embraer. O objetivo é entender o processo que levou estas empresas, que sempre tiveram resultados extraordinários, a terem prejuízos históricos e até a serem vendidas e/ou incorporadas por antigas empresas rivais

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui